Nossa História

HISTÓRICO DO GRUPO ESPÍRITA DE DANÇA ILUMINAR

Algo dentro e fora de nós, sempre nos sinalizou, indicou a dança como uma forma linda e eficiente de tocar corações, uma forma diferente de sensibilizar. Começamos então a vibrar cada vez mais em torno dessa idéia. – Mas como implantar um trabalho já que as meninas envolvidas eram apenas crianças e nós não possuíamos nenhum conhecimento nessa área e nunca havíamos vivenciado a oportunidade de dançar ? Preces e rogativas então foram elevadas ao Alto. Caso fosse realmente da vontade de Jesus que aquele trabalho se realizasse, que as coisas se encaminhassem … A resposta não tardou, pois alguém muito especial e com grande conhecimento doutrinário, evangélico e no campo da dança nos foi enviado. Teve a oportuinidade de assistir à uma singela apresentação das crianças e a partir de então começou a nos ajudar, dando início assim, em Setembro de 2008 em Ribeirão das Neves/ MG o  GRUPO ESPÍRITA DE DANÇA ILUMINAR, que vem promovendo significativas reformas nos corações de quem dança e iluminando também os corações de quem assiste suas apresentações.

A CRIAÇÃO DO GRUPO

É difícil precisar a data  de formação do Grupo, pois desde muito tempo algumas de suas atuais integrantes, muito crianças ainda já dançavam “  à sós” em suas casas. Não havia nehuma orientação e o que dirá técnica, mas elas, embaladas muitas vezes por canções espíritas de Tim e Vanessa e também  por aquelas ouvidas na  evangelização de suas casas espíritas expressavam através da dança aquilo de mais belo que possuíam, sensibilizando os corações de quem as assistiam.    

Em  2008 em Belo Horizonte , durante um evento beneficente promovido pelo Centro Espírita Vinha de Luz, dançaram com imensa beleza uma música entitulada “Regenerarte” do CD 25 anos da COMEBH - Confraternização das Mocidades Espíritas de Belo Horizonte. Assistidas por um então membro do DAJ – Departamento de Apoio à Juventude – ali presente, foram então convidadas a apresentarem a mesma coreografia no MARES – Movimento de Artes Espírita da Região Noroeste de BH  – a se realizar em Agosto de 2008. A apresentação foi feita no encerramento do Encontro, retirando lágrimas de muitos dos presentes, pois uma grande parte daquelas pessoas, talvez a maioria, não havia tido ainda a oportunidade de assistir a uma apresentação artística na Doutrina Espírita envolvendo a dança.

LOCAL DAS AULAS

De Setembro de 2008 a Setembro 2009, ou seja, num período de um ano, o Grupo Espírita de Dança Iluminar encontrou-se regularmente aos sábados de 8 às 11 horas no Centro Espírita Vinha de Luz, situado na região limite entre Belo Horizonte e Ribeirão das Neves.

Visando o envolvimento de outras Casas Espíritas no trabalho, e também a atração de novos integrantes para o Grupo, surgiu a idéia de serem realizadas aulas itinerantes em outras Instituições. A proposta foi levada a dirigentes de algumas Casas Espíritas próximas que aderiram de pronto à idéia, colocando suas Casas à disposição para a efetivação do trabalho.

Assim sendo, em Setembro de 2009 o Grupo Espírita de Dança Iluminar transferiu suas aulas para a FRAESP – Fraternidade Espírita Paulo e Estevão  , situada em Belo Horizonte, no Bairro Piratininga. Desde então, vem realizando suas aulas neste local.

COREOGRAFIAS E APRESENTAÇÕES

 Na presente data, o Grupo conta com um total de  oito integrantes, tendo já  sido criadas e apresentadas três coreografias, sendo elas: Regenerarte (2008), Armadura (2008) e Vibração (2009).

As apresentações foram realizadas em Belo Horizonte e Ribeirão das Neves/MG, durante eventos beneficentes promovidos por Instituições Espíritas da região, Encontros de Artes, Encontro de Mocidades, Seminário de incentivo à leitura e também em dois asilos durante as comemorações do Natal.

Atualmente o Grupo vem se empenhando  com bastante afinco na preparação de um Ballet a ser apresentado durante as comemorações do centenário do Chico.

Cláudia Quaresma  (integrante do grupo) - 2009