sábado, 28 de fevereiro de 2015

Oficina de dança COMEBH-NE 2015

A importância espiritual da COMEBH (Confraternização das Mocidades Espíritas de Belo Horizonte Regional Nordeste) em nossa vida, se equipara a importância do Iluminar. São duas grandes oportunidades espirituais que nos foram apresentadas quase que juntas, no início da nossa adolescência aos 12/13 anos em 2008. A COMEBH, no Carnaval em fevereiro e o Iluminar, no final de Agosto. Foi aquele momento que muitos nascidos em berço espirita passam ou pelo menos deveriam passar, em que já não se é mais espírita por que os seus pais são e te levam à evangelização. É o momento em que se assume a doutrina, não mais como um programa familiar, mas como uma opção de vida e trabalho.

Mas essas oportunidades espirituais quando nos chegam, nunca vem sozinhas, vem sempre acompanhadas de afetos do coração que nos marcam a existência, não só na Terra, mas por onde passarmos. Um destes afetos queridos é a Marina! Começamos juntas na COMEBH e na dança. Antes mesmo de saber que o iluminar existiria, nós já dançavamos nos eventos da evangelização do Vinha de Luz, centro que participamos desde pequeninas.

E desde 2008 estamos juntas nessa caminhada, como confraternistas,bailarinas, trabalhadoras!!

E esse ano não poderia ser diferente: estávamos juntas na XXXIII COMEBH-NE, cujo tema era: 150 anos de O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo. Outros integrantes do Iluminar também estavam na COMEBH, Clarinha, como trabalhadora da Manutenção e uma das mais novas integrantes do grupo a Maria Isabel como confraternista.

Há 3 anos na nossa COMEBH, (pois são quatro acontecendo ao mesmo tempo em BH) começamos a realizar as Oficidnas Arísticas que são um momento do encontro em que os próprios jovens confraternistas e trabalhadores produzem arte, seja através da poesia, música, quadrinhos, artes plásticas, teatro e claro DANÇA!! No primeiro ano, 2013 quem conduziu a oficina de dança foi a Dani, nossa antiga coordenadora e sempre professora em se tratando de Dança Espírita, Marina e eu demos só uma ajudinha. Mas, em 2014 assumimos a tarefa de conduzir a oficina de dança, junto com a comissão da qual fazemos parte, a Criatividade, foi um desafio maravilhoso! A criatividade é uma comissão que cuida da decoração do encontro, da organização de técnicas de produção artística manual e agora é responsável também por organizar a Oficina Artística. Tem o objetivo de canalizar a energia criadora do Jovem através de produções artísticas, fazendo-o pensar, sentir e refletir sobre o tema sob outro aspecto, o da arte!

Enfim chega de preliminares né?! rsrss

 Esse ano Marina e eu conduzimos de novo a oficina de dança, o tema foi Reforma Íntima: Iluminação, tudo a ver com Dança Espírita né?! Foi a gente que escolheu rsrss Tiramos os textos e o próprio tema da oficina dos livros Temas do encontro:"O Céu e o Inferno" de Allan Kardec e o "Voltei" do Irmão Jacob.

A oficina de Dança, teve uma parte de reflexão e discussão sobre o tema, um pouco sobre a dança espírita e um pouquinho sobre Dança Contemporânea que foi a abordagem escolhida. Trabalhamos um pouco a proposta de variação de movimentos fortes-retos e lentos-redondos nos três níveis: alto médio e baixo. Escolhemos a música conjuntamente, fizemos exercícios criativos e por fim, criamos!!

Foi Lindo Gente!!! Tudo na COMEBH é lindo! Todas as oficinas foram lindas!! Foram dois dias de oficina: domingo 15/02 e segunda 16/02. Sendo que a noite foram as apresentações!!

 Segue abaixo algumas fotos da apresentação da oficina de dança. O vídeo ainda não está disponível, mas assim que estiver postaremos para vocês!!

2 comentários:

  1. Olá, meninas ilumilindas!

    É um grande privilégio para nossa regional ter trabalhadoras tão dedicadas quanto essas meninas do Iluminar! Suas posturas comprometidas com a seara espírita são inspiração para muitas pessoas!

    Lembro como se fosse ontem aquela Comebh em que surpreendentemente vocês nos brindaram com uma dança espontânea, no último dia do encontro, em meio à roda, quando cantávamos Alívio...
    Pensei "Como somos abençoados por ter trabalho tão lindo e sensibilizante tão próximo de nós! Que ferramenta abençoada para nossa reforma interior!"
    Além de se esforçarem na montagem de coreografias, e no trabalho do Iluminar, sempre nos agraciam os eventos espíritas e, com muito carinho, passam seus conhecimentos e experiências para frente!

    As oficinas artísticas da Comebh têm sempre nos surpreendido, não é? A cada ano temos novas revelações de talentos e sentimos vibrar as fibras de nosso coração com o trabalho sublime que a Arte Espírita propõe.

    Que o Iluminar continue sendo essa fonte de inspiração e ferramenta de trabalho para muitos Espíritos, tanto os que participam do grupo, quanto os que participam de cursos e oficinas, nos dois planos da vida!

    Jesus abençoe esse trabalho tão lindo!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo lindo trabalho de vcs.... continuem nesse caminho de estudo da doutrina juntamente com a reforma intima.. Grande Bjo

    ResponderExcluir