segunda-feira, 20 de abril de 2015

Questão de tempo

Olá queridos amigos da dança, desculpa pois há um bom tempo que não postamos no blog. A rotina tem ficado mais apertada... mas estamos tentando atualizar a página do facebook semanalmente.
Pois bem, nesse longo tempo que ficamos sem fazer novas postagens no blog, fizemos algumas apresentações:
03/04/ em Abaeté o espetáculo Boa Nova e a coreografia Aurora
11/04 o espetáculo Chico Mandato de Amor, BH no Grupo Espírita Pascoal Commanducci 

19/04 na Associação Espírita Meimei em Nova Lima uma remontagem da coregrafia Pedro 











Porém, devido as apresentações  neste mês de abril, que exigiram muitos ensaios, não conseguimos nos dedicar tanto a nossa  nova montagem, que por sinal já tem data marcada!! Vamos montar um espetáculo novo para 07 e 08 de Novembro, para apresentarmos em um evento conjunto com a Cia. Espírita Laboro  para arrecadar fundos para o Centro Espírita Vinha de Luz. Concentraremos as nossas atenções, emoções, energias e sentimentos para esta nova montagem que há muito tempo queremos desenvolver, por isso, não assumiremos muitos compromissos com apresentações durante esse período, principalmente de espetáculos que tomam muito tempo dos nossos ensaios. Apresentaremos apenas coreografias pequenas como Aurora, Pedro e Alívio. Pedimos a compreensão e as orações de vocês queridos amigos da dança! Que Jesus nos auxilie nessa nova empreitada!!

Esta situação é algo que muitos grupos de dança espírita enfrentam, a necessidade de criar coisas novas e de apresentar/ensaiar as coreografias antigas. Eu particularmente, gostaria de separar um momento de nossos encontros para ensaios de coreografias antigas e de criação de inéditas. Sonho com o dia que estaremos preparados para qualquer convite de apresentação que aparecer, mesmo se for de última hora, ou se pedirem uma das primeiras coregrafias de alguns bons anos atras. Contudo, a realidade é que não damos conta de tudo, pois além de ensaiarmos coreografias antigas e criarmos novas, também temos de estudar a doutrina e fazermos uma parte de aprimoramento da técnica (alongamento, exercícios de força e etc) além de conversas em grupo que quase sempre são necessárias. Para dar conta de tudo isso quanto tempo devemos separar para o encontro semanal de um grupo de dança espírita? Quanto tempo deve durar a parte técnica? Uma aula de dança em uma academia dura 1h ou 1h30m, duas ou três vezes por semana. O estudo da doutrina é fundamental para novas montagens e para o crescimento do grupo. Cada grupo tem uma realidade e uma necessidade, não vale copiar e colar, não existe receita pronta. Podemos dividir experiências e ponderar os prós e contras.
O Iluminar já teve 4 horas de ensaio, hoje tem 3, mas a verdade é que nem quando tinhamos 4 horas dava tempo de fazer tudo em um encontro. Desde o Carnaval contratamos um professora de dança para conduzir a parte técnica por 1h30m, só que devido os ensaios para as apresentações, conversas, necessidades de estudo, criação e etc a aula tem durado 1h. Por isso, é muito importante o planejamento e organização do grupo a fim de que se consiga realizar um trabalho de mais qualidade e que consiga contemplar todas estes aspectos tão imporatantes para a tarefa da dança espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário