quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sob Nova Direção


Oi galera!!

Agora quem está cuidando e atualizando o blog, somos nós, Maria Clara e Clara.
Pretendemos torná-lo uma página de acesso semanal, postando vídeos e algumas atividades realizadas durante nossos ensaios.

Esperamos que gostem!

Maria Clara e Clara


Dançando Com a Alma


Dançando Com a Alma
Diálogos sobre Dança Espírita

"Dentro de sua proposta institucional de fomentar o desenvolvimento da Arte Espírita, é com alegria que a Abrarte apresenta ao leitor a presente obra.

Trata-se de uma coletânea de artigos de companheiros há muito tempo comprometidos com o desenvolvimento da atividade artística, mais especificamente a Dança, perante o saber espírita.

Dançando com a Alma não traz formas prontas, nem pretende dar a palavra final sobre o assunto. Antes, propõe se a trazer reflexões sobre essa importante manifestação cultural da humanidade - tão antiga quanto as demais expressões artísticas - sob as luzes do Consolador prometido pelo Cristo."

DANÇA ESPÍRITA - O QUE SABEMOS?

Dinâmica do estudo do livro "Dançando com a Alma" - 23/02/2013

 Com a finalidade de estudar o terceiro capítulo, escrito por Denise de Lucena, do livro "Dançando com a Alma", foram realizadas dinâmicas durante o ensaio do dia 23 de fevereiro de 2013.

Na atividade fomos divididas em três grupos e cada grupo estudou uma determinada parte do capítulo e montou uma pequena coreografia sobre o assunto estudado. Depois apresentamos umas para as outras.

Grupo I
Ana Júlia, Clara, Lívia e Maria Clara


“(...) Antes de polir a pedra e construir abrigos, os homens já se movimentavam ritmicamente para se aquecer e comunicar.

Considerada a mais antiga das artes, a dança é também a única que dispensa materiais e ferramentas. (...) As danças coletivas também aparecem na origem da civilização e sua função associava-se á adoração das forças superiores ou dos espíritos para obter êxito em expedições guerreiras ou de caça ou ainda para solicitar bom tempo e chuva. (...) ”

“(...) Ligada ao homem e ao sagrado, a dança não raro está presente nas manifestações, ritualísticas que quase todas as civilizações antigas e se mantém viva em muitos agrupamentos religiosos da contemporaneidade. (...)”

“(...) Resgatada pelas cortes da Itália renascentista, no entanto a dança deixa seu período de isolamento e proibições, para almejar o caráter de virtuose, passando a ser executada em pares, numa crescente lapidação e exigência técnica que culminará com a origem do ballet clássico e a profissionalização dessa arte. (...)”


(Trecho retirado do livro 'Dançando com a Alma', Capitulo III , págs.: 25,26 e 27).




Grupo II
Cláudia, Isabela e Luisa


“(...) A dança espírita, como qualquer outra atividade em nossas constituições, exige comprometimento e dedicação, companheirismo e estudo, harmonia e autoeducação.

Não está limitada aqueles que possuem conhecimentos técnicos e virtuosos, mas sem dúvida é de grande importância ter pelo menos a orientação de alguém que conheça um pouco os elementos básicos dessa linguagem e noções de composição geográfica para que se dê a qualidade mínima para um trabalho que se pretende seja respeitado e apoiado pelos companheiros espíritas.(...)”


(Trecho retirado do livro 'Dançando com a Alma', Capítulo III, págs.: 32 e 33).



Grupo III
Solimar (com participação das restantes)


“(...) Deixamos aqui o convite para que possamos estimular o fazer e o pensar a dança espírita em nossas instituições, eventos e atividades, no intuito de incentivar grupos e companheiros no envolvimento com a dança, revestida das sutilezas da nossa Doutrina, aproveitando toda a sua potencialidade no desenvolvimento do homem novo que tanto aguardamos.”

”(...) E se perguntarem por onde começar, a resposta será simples: pelo começo. Reunir aqueles cujo interesse pela dança espírita seja ponto em comum é um excelente iniciar.”

(Trecho retirado do livro 'Dançando com a Alma', Capitulo III , pág. 33).


 

Clara e Maria Clara